terça-feira, 20 de agosto de 2013

Porque a pipoca é mais gostosa no cinema - ou alguns devaneios sobre a apropriação cultural do alimento

Acaba tudo antes do filme #chateada

Antes de tudo, uma definição válida: 
 
SABER E SABOR: Palavras derivadas do latim Sapor, "sabor", relacionado ao verbo Sapere que tanto significa "ter/sentir gosto" como "compreender, saber".


Sou muito afeita da culinária, e um dos meus hobbies favoritos com meu namorado é aprender a cozinhar algo novo a cada final de semana.

Nos nossos roteiros culinários que sempre fazemos também, sempre volto pra casa prometendo-me aprender a fazer as coisas que como em certos eventos. A surpresa é que eu posso seguir quantas receitas forem necessárias, que a sensação não vai ser a mesma, e o sabor muito menos.


Já tendo consciência das diversas dimensões do alimento, vejo que o ambiente e o contexto são fatores determinantes na assimilação de cada alimento. E que existe um fator cultural muito forte envolvendo isso. Já comprovei: pipoca de cinema, hamburgão de show, água de coco de quiosque de praia e outros alimentos são incrivelmente mais saborosos, me deixando sempre mais satisfeita e com um bem estar enorme.

Embora não tenha tido nenhuma matéria até agora abordando especificamente as dimensões culturais do alimento, só posso concluir que como seres humanos adoramos não só o alimento, mas também os rituais que envolvem seu preparo e consumo. Que junto daquilo que comemos, incorporamos também muito de cultura, tornando nossas vidas mais ricas.

REFERÊNCIAS:
http://origemdapalavra.com.br/palavras/sabor/

Nenhum comentário:

Postar um comentário