domingo, 27 de outubro de 2013

Impactos da tutoria

Como já disse, faço tutoria em um projeto que associa Agricultura Urbana, Segurança Alimentar e Nutricional e Promoção da Saúde. Devo dizer que vi dois antigos hábitos associados com a alimentação se alterarem desde que comecei a participar do projeto:

- Deixei de deixar meus pais cuidarem totalmente da minha alimentação (até porque agora eu tenho uma renda pessoal pra fazer compras de acordo com minhas necessidades, hehe)
- Deixei de comprar meus alimentos exclusivamente em supermercados.

O último ítem é o mais importante. É decorrência de minhas andanças em Embu das Artes em Julho, no qual avaliei o ambiente alimentar do entorno de UBS e Escolas municipais que possuem hortas. E de supermercado em supermercado, sacolão em sacolão, bar em bar fui percebendo o quanto sacolões são impressionantes, tanto pela variedade de legumes e verduras e frutas que fornecem, como em relação ao preço que ofertam, que são sempre iguais ou inferiores aos de supermercados. 

Me dei conta que passei a vida inteira subestimando o poder destes estabelecimentos de promover Segurança Alimentar e Nutricional, e que inclusive eu poderia deixar de alegar falta de dinheiro para comprar meus alimentos e poderia me bancar através de compras em sacolões que não ficaria no vermelho. Já que eu gosto tanto de cozinhar e fazer novos pratos, nada mais me segura!


"I want it aaaaaaaaaaaaall ♪"


E foi o que tenho feito desde então. Não compro mais em supermercados (primeiro porque minha renda ainda é bem limitada e segundo porque aqui em São Bernardo existe um sacolão gigante equipado com todas as sessões que poderia necessitar, tem inclusive um setor de alimentos orientais divino ♥ posso fazer meio quilo de yakissoba com a carne, o molho e os legumes por R$ 8,00 ♥ ♥ ♥) e posso promover minha própria alimentação fora de casa. Posso optar por frutas sem me preocupar que elas serão de má qualidade e mais caras que uma bolacha, por exemplo. Só não passei a frequentar feiras, que também considero melhores que supermercados em termos de preço e variabilidade, por falta de tempo.



Um hábito tão saudável quanto prazeroso.
De brinde ainda ganho autonomia para decidir o
que comer.

Me surpreendi tanto com os sacolões que cheguei a mencionar na apresentação do meu seminário de Atividade Integradora, baseado numa visita à rede Mundo Verde que os preços dos produtos ofertados lá geram uma elitização da rede e uma segregação daqueles que possuem restrições alimentares, mas não podem pagar. Defendi que ambientes como os sacolões deveriam ter mais subsídios por seu potencial de garantir o Direito Humano à Alimentação Adequada e por atender à esta população com necessidade de produtos light/diet sem gastar muito. E por ser uma alternativa à todas as pessoas com menor poder aquisitivo, como esta universitária no começo de carreira e com uma larica sem fim =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário